Tenho ouvido todos os dias. Comunidade! Comunidade disso, daquilo, daquilo outro! É chique!
Afinal as pessoas são seres que vivem em comunidade. Todos fazemos parte de alguma comunidade seja ela igreja, célula, bairro, favela, orkut, e eteceteras que vemos por ai!
Eu faço parte da Igreja Evangélica Pentecostal Protestante Comunidade.....não posso esquecer o “comunidade”...
Agora gostaria de saber se nós os cristãos que temos usados tanto esse nome sabemos o real significado não de comunidade mas de viver em comunidade.
Usamos a nossa igreja (comunidade) para fazermos parte dela e autorizar ou desautorizar quem deve nela estar. Tipo orkuts.
Significa: vivemos na comunidade e não em comunidade.
As Escrituras nos ensinam que Deus rejeita sociedades que oprimem o pobre e não oferecem oportunidade para que todos desfrutem da abundante suficiência de bens materiais.
Fomos criados para a vida em comunidade. Feitos à imagem de Deus Trino, uma amorosa comunidade de Pai , Filho e Espírito Santo.
O primeiro casal formou uma família com filhos e eles começaram a trabalhar juntos para criar civilizações.
Se outros não cuidarem de nós quando nascemos, simplesmente morremos.
Sem outras pessoas que passem adiante a sabedoria herdada da civilização humana, cada pessoa teria de inventar todas as coisas de novo.
Fomos feitos para a vida em comunidade.
Porém nosso individualismo ignora grandemente o aspecto comunitário dos seres humanos.
A auto-realização se torna o valor mais precioso.
O resultado disso é a destruição da vida familiar solidária e a devastadora negligência à nossa responsabilidade para com nossos vizinhos e o bem comum.
Esse individualismo alimenta o materialismo consumista e negligencia o pobre.
Outro dia perguntei a um amigo meu que teve uma iniciativa muito legal de visitar um orfanato e prestar ajuda juntamente com seus liderados:
Você acha que está indo ao orfanato por causa das crianças ou por causa de você mesmo? Disse: pensa bem e nem precisa me responder...
Porque as pessoas vão pra se sentirem bem consigo mesmas, vão porque estão com a consciência pesada, vão porque é uma tarefa proposta, vão porque dizem: preciso fazer minha parte....
Mas pergunta se o coração delas está lá? Primeiro você pensa na tua casa, carro, família, bem estar, profissão... e por último pensa....a táh tem o orfanato também...não posso me esquecer.
Os cristãos do Brasil sabem de muita coisa....mas não praticam nada do que sabem!
Esse é o perfil do evangelicalismo no Brasil. Um oceano com profundidade de uma piscina. Há diferença entre ortodoxia (teologia correta) e ortopraxia (ação correta).
Eu sei que há muita superficialidade em tudo. Somos relativistas, individualistas e materialistas. Como teríamos condições de viver em comunidade? Desse jeito só dá pra viver mesmo é NA comunidade.
O que temos a dizer como definição bíblica de Reino de Deus (paz, justiça e alegria no espírito)?
O que temos a dizer como definição bíblica de verdadeira religião (socorrer os órfãos e as viúvas em suas tribulações e guardar-se livre da corrupção do mundo)?
O que temos a dizer como definição bíblica da partilha de bens e recursos na igreja primitiva que andava de mãos dadas com a proclamação evangelística?
Se sou radical ou não....Isso não importa...O que importa é o principio bíblico..
Se o princípio bíblico me torna radical o que se pode fazer? Ser contra a bíblia?
Viver em comunidade (bem comum) exige de nós envolvimento, comprometimento e entrega...
E as pessoas se envolvem, mas não se comprometem...Se envolvem e comprometem mas não se entregam...
E entrega quer dizer abrir mão do seu eu, pra fazer aquilo que talvez você nem deseja...mas que Deus deseja que você faça...
Um dia eu estava desenvolvendo um projeto em um lugar,que não gostaria de estar, orando, chorando e dizendo: Deus eu não quero estar aqui...
E Deus falou comigo dizendo ao meu coração...não importa que você esteja onde não quer estar e sim onde eu quero que você esteja.....ponto final.
Seremos grandemente abençoados de pararmos de negociar o chamado de Deus para nós.
Podemos apenas ensinar o que sabemos, mas podemos multiplicar o que somos. Quem somos?
Parte de nosso destino só descobriremos quando dermos destino ao destino de outras pessoas....
Entendamos e vivamos em amor comum ao próximo
MORRA SEM DESTINO OU VIVA POR UM PROPÓSITO
Nenhum comentário:
Postar um comentário