Radio e Tv Nova Vida

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

          

O que acontece em meus dias aqui no  Brasil, Paraná, Curitiba ,Almirante Tamandaré....., me parece bem similar ao que acontecia nos tempos dos profetas.

Por que Deus pouparia nosso povo se ele não poupou o povo de Israel?

Por que dizemos que o Brasil é do Senhor?

É pra vender musica gospel?

Uma das  mensagens explosivas dos profetas da Bíblia é que Deus destruiria Israel por causa de seu mau trato aos pobres. A idolatria era uma razão igualmente importante, mas muitas vezes nos lembramos apenas de Israel e seu  problema "espiritual" de idolatria e nos desapercebemos que a exploração econômica também enviou o povo escolhido para o cativeiro.
 
No meio do século VIII AC, era uma época de sucesso político e grande prosperidade econômica desde os dias de Salomão. Mas é justamente nesse momento que Deus enviou seu profeta Amós para anunciar a notícia indesejável de que o reino do norte de Israel seria destruída. Por trás da fachada de prosperidade e crescimento econômico fantástico, Amos viu a opressão dos pobres. Ele viu os ricos "atropelar a cabeça dos pobres no pó da terra" (2:7) Ele viu que o estilo de vida dos ricos foi construída sobre a opressão dos pobres. (6:1-7) Mesmo nos tribunais o pobre não tinha esperança, porque os ricos subornavam os juízes (5: 10-15)

Arqueólogos confirmaram extremos chocantes de riqueza e pobreza. Nos primeiros dias da chegada em Canaã, a terra foi distribuída mais ou menos igualmente entre as famílias e tribos. A maioria dos israelitas desfrutaram de um padrão similar de vida.  Mas durante o dia de Amós, dois séculos depois, tudo mudou. As  casas melhores construídas foram encontrados em uma área e casas mais pobres foram amontoados em outra seção. Amos não admira isto  e adverte os ricos:  "Vocês construiram casas de pedras lavradas, mas você não viverão nelas", (5:11)

Poucos anos depois de Amós ter falado, aconteceu exatamente como Deus havia dito. Os assírios conquistaram o reino do norte e levaram milhares para o cativeiro. Por causa de seu mau trato aos pobres, Deus destruiu o reino do norte - para sempre.

Deus enviou outros profetas para anunciar o mesmo destino para o reino do sul de Judá. Isaías advertiu que a destruição de longe se abateria sobre Judá por causa de seus maus-tratos aos pobres: "Ai dos que decretam decretos iníquos ... para desviarem os pobres de justiça e de roubar os pobres do meu povo do seu direito ... O que você vai fazer no dia do castigo, na calamidade que vêm de longe? (Is. 10:1-3)
 
Miquéias denunciou  Judá,  "pois eles oprimem chefe de família e da casa, as pessoas e sua herança" (2:02) Como resultado, ele avisou. Jerusalém um dia se tornaria "um monte de ruínas" (3:12)
 
Felizmente, Judá foi mais aberto para a palavra profética, e a nação foi poupada por um tempo. Mas a opressão dos pobres continuou. Cem anos depois de Isaías, o profeta Jeremias novamente condenou o rico que tinha acumulado riquezas por oprimir os pobres:

"os homens maus são encontrados entre o meu povo, pois eles se escondem como passarinheiros de emboscada Eles montaram uma armadilha;. eles pegam os homens, como uma cesta cheia de pássaros, suas casas estão cheias de traição, por isso eles se tornaram grandes e ricos, eles têm engordado e elegante eles não conhecem fronteiras em atos de maldade;.. eles não julgam com justiça a causa dos órfãos, para fazê-la prosperar, e não defender os direitos dos necessitados não hei de castigá-los por estas coisas? "diz o Senhor ", e não hei de vingar-me em uma nação como esta?" (Jeremias 5: 26-29)

Diante dos fatos acima não tenho boas perspectiva para nossa nação.


Só há um remédio pra isso.  Arrependimento e quebrantamento

Nenhum comentário:

Postar um comentário